TEL.: (11) 4792-2164
ceramicanakatani@hotmail.com
|
|
|
|
|
|
|
Akinori Nakatani Narrativas

A cerâmica de Nakatani destacou-se pelo marcante e áspero individualismo de sua forma. Assimétrica, descontínua, associada às formas orgânicas não reconhecíveis, a sua cerâmica evocava memórias do deserto. E, em outra vertente, com o registro gráfico de uma escrita ficcional em formas harmoniosas, remetia para a ancestralidade, civilizações míticas, um universo intuído e para sempre desaparecido.


Nestas duas vertentes básicas – o orgânico e a inscrição mítica – ambas ficcionais, Akinori Nakatani desenvolve o seu trabalho. É um artista inteiramente voltado para o silêncio, imerso na atenção que dedica à sua percepção, aos sons e imagens que percebe e que corporifica em parceria com o fogo. Esse é, na verdade, o seu processo: escutar e ver fragmentos, intuir o significado destes recortes, encontrar o seu equivalente em barro e esperar que o fogo do forno tradicional lhe ajude a escolher a epiderme certa.


Nesses seres da imaginação existe a infinita delicadeza dos azuis, dos violetas que afloram, das silhuetas inesperadas. E existe, de maneira incisiva, uma personalidade marcante, uma forma única, alguma coisa que nos diz que não poderia ser diferente do que é. Penso que Akinori Nakatani consegue a medida justa, o ponto exato em que um ser da imaginação adquire vida própria. Não é pouco para um artista.


Nas cerâmicas atuais, além da beleza espiritual dos cinzas, azuis e violetas, o artista acrescenta pequenas narrativas fantásticas, escadas e homens, metafísicas inconclusas, enigmas e lendas. Fragmentos de um mundo ao qual só Nakatani tem acesso. Vislumbres para a nossa contemplação. A cerâmica de Akinori Nakatani: erosão e gênesis.



Jacob Klintowitz

Processos cerâmicos industriais
1- Matéria prima
2- Esteira
3- Moedor (a seco)
4- Moagem e umidificação em moinho de bolas
5- Misturador
6- Filtro Prensa
7- Blocos de argila
8- Extrusora
9- Modelagem
10- Mistura de outros materiais na composição
11- Conformação de peças por colagem (moldes de gesso e barbotina)
12- Acabamento
13- Misturador a vácuo
14- Conformação de peças por prensagem
15- Acabamento
16- Secagem
17- Acabamento
18- Queima de biscoito (primeira queima)
19- Aplicação de corante sobre a massa biscoitada
20- Esmaltação
21- Queima de Alta temperatura
22- Aplicação de corante sobre o vidrado já queimado
23- Terceira queima
24- Triturador e misturador
25- Conformação de mobílias para forno
26- Forno
Casa da Cerâmica Nakatani | Estrada Mogi-Salesópolis, Km 14 (SP88-Km 66,2) - Bairro Capixinga - Mogi das cruzes - SP
TEL.: (11) 4792-2164 | E-mail: ceramicanakatani@hotmail.com